segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Novos conceitos que o futuro aguarda..

O objetivo inicial desse post era focar em um novo conceito ou projeto de design em andamento para que eu pudesse analisá-lo de forma mais completa, porém, como tudo no mundo do design muda constantemente, eu decidi, de última hora, mudar o foco desse post. Ao vasculhar apenas uma pequena parcela de informações disponíveis na internet, pois falar que "procurei em toda a rede" seria uma completa mentira - ou impossível para quem achar melhor -  me deparei com diversos novos conceitos futuristas na área de design que nos remetem a cenas marcantes de filmes sci-fi, onde sempre especulamos se seria possível a implementação das idéias expostas nas telas. Se depender da criatividade humana, acredito que sim, isso será possível. Mas e a tecnologia? Bom, apesar dessa responder pelos outros 50% do processo de projetar, esta não se mostra atualmente um empecilho para alcançar tais feitos. Basta nos lembrarmos que até tempos atrás celulares-suíços (vide os canivetes "tudo em um"), com telas sensíveis ao toque por pressão e ao calor e os sistemas multi-touch tão populares hoje em dia eram apenas conceitos.

Pois bem, seguem abaixo alguns conceitos que me interessaram bastante, com uma tendência que eu acredito estar cada vez mais em foco, onde o usuário e o sistema estão a entrando em um estado de "dependência", ou melhor dizendo, em "convergência" para que se estabeleça o pleno uso de suas funcionalidades.  


1.SENSE








SENSE é um novo conceito de utilização do computador a partir de um dispositivo sem fio que permite aos utilizadores obter uma aproximação mais focada e intuitiva com os seus sites preferidos, jogos e filmes, a partir de uma conexão sensível e poderosa entre o sistema e os seus usuários. O dispositivo caracteriza-se por uma tela sensível ao toque, a partir de propriedades térmicas e físicas de um produto na tela do computador.
Os usuários têm de inserir a mão na bainha para perceber as diferentes propriedades dos objetos, como a pressão, suavidade, aspereza, dureza e muitos outros, que são transferidas para o cérebro do usuário, a partir de alguns dos receptores nervosos presentes no interior do dispositivo.

Além disso, possui um sistema de ampliação que permite que os usuários do SENSE consigam sentir as propriedades de apenas uma área específica de um produto na tela. E como se não fosse o bastante para nós, reles mortais, se em algum momento você sentir vontade de provar uma receita antes de ser cozida, o dispositivo possui uma micro-impressora com uma tinta especial que gera sabores, que é estimulada através da combinação seus cinco cartuchos 
a base de cera.


2.Bentley SenseS






O Bentley é um carro conceito futurista que tem como objetivo integrar o motorista e seu veículo, um com a ajuda da engenharia genética, biotecnologia e inteligência artificial. O carro conceito é único e especial e personalizado criado para atender às necessidades de cada usuário individual. O carro cresce e aprende junto com seu motorista e se torna uma máquina que reconhece as necessidades, emoções e sentimentos de seu motorista, sem qualquer ajuda externa.
Desenhado por Arturo Peralta, este conceito Bentley das estradas futuro retrata um design fluido e um corpo maravilhoso aerodinâmico que reduz o desperdício de energia. O SenseS tenta fazer uma conexão com seu motorista e no curso do tempo reconhecê-lo e entender todos os seus sentimentos e emoções. Ao invés de ser um carro, ele age mais como seu fiel cavalo e se torna uma parte de sua movimentação diária.

Embora tais conceitos como os sentidos vieram à tona nos últimos meses, os conceitos parecem irreais para se tornarem verdade por agora. A princípio eles são fascinantes e encantadores, mas levariam muitas décadas mais para o projeto tomar forma e mais para chegar às estradas. Mas, mesmo sem o seu conceito de integração do condutor e a máquina, senseS ainda parece um carro conceito maravilhoso.


3.Immersed Senses








Com a intenção de melhorar as limitações do atual sistema de scuba diving, o designer Adam Wendel propôs um dispositivo futurista chamado "sentidos imergidos" que muda a forma como o mergulhador vê, ouve e respira debaixo d'água, permitindo que eles se tornem parte do seu ambiente circundante. O Immersed Senses é o futuro do mergulho e exploração.
Apresentando uma lanterna LED para deixar o mergulhador para observar as profundidades escuras do oceano, a máscara também inclui um visor de vidro grande OLED para oferecer uma visão panorâmica dos arredores. O capacete OLED incluído permite também que o oxigênio extraído fluía livremente por todo o capacete, como se estivesse respirando sobre a terra, sem qualquer equipamento de respiração. 
Enquanto um display OLED interativo dá acesso ao GPS dos mapas subaquáticos, permitindo assim que o mergulhador navegue de forma eficiente ao longo das paisagens do oceano. O OLED oferece ainda um software que consegue identificar todas as espécies de peixes, corais e criaturas do oceano. Com Immersed Senses experimentar o mundo subaquático está agora totalmente interativo, além disso, a tela OLED apresenta informações importantes, tais como a toxicidade de oxigênio, níveis de nitrogênio e calor para manter o mergulhador bem informado e seguro. 
Feito em vidro haptic, um vidro opticamente claro com microscópicos a prova d’água mantém as moléculas de água fora e ainda permite que as ondas sonoras que passem. O som viaja seis vezes mais rápido debaixo d'água que em terra, no entanto, é quase impossível de interpretar, onde o som está vindo. O vidro haptic interpreta a orientação da onda sonora, em seguida, mostra a origem e a direção na tela OLED. 
Vazamento de água é eliminado com o uso de um revestimento de silicone que sela o capacete para a pele. O silicone proporciona a flexibilidade para explorar o mergulhador com movimentos confortáveis. Os painéis laterais laranja ajudam na circulação interna do oxigênio extraído. A parte traseira do capacete contém um reator de eletrólise que extrai oxigênio da água salgada. O oxigênio respirável é distribuído por todo o capacete, criando uma experiência de respirar debaixo d'água revolucionária. 
O Immersed Senses opera com uma bateria que utiliza um mecanismo de centrifugação para puxar o oxigênio da água do mar começando a reação de eletrólise. A água salgada é extraída no reservatório inferior, que reage com o gás hidrogênio. Ela é então carregada por um ânodo positivo e negativo / catodo, que gera oxigênio respirável. Dois dispositivos internos ajudar a circular o oxigênio para a boca do mergulhador e do nariz. 
O mergulhador, em seguida, respira o oxigênio e o dióxido de carbono para fora, que sai do capacete. A bateria de hidrogênio armazenado pode manter o mergulhador submerso por até 8 horas. O Immersed Senses revoluciona a forma como um ser humano pode respirar debaixo d'água, bem como interagir com o display OLED, oferecendo uma vista panorâmica sobre o mar profundo.

É isso ai pessoal, esses foram os conceitos de design futurista que eu queria compartilhar com vocês neste post, espero que assim como eu, vocês também se sintam empolgados com as diversas possibilidades que esse campo high-tech tem a nos oferecer.














Nenhum comentário:

Postar um comentário