domingo, 3 de outubro de 2010

Televisão Controlada pela Mente (Mind Controlled TV using EEG)

Retirado do blog: http://killerprojects.wordpress.com/2010/04/10/arduino-assisted-mind-controlled-tv-using-eeg/

Da Wikipedia: "A eletroencefalografia (EEG) é o registro da atividade elétrica ao longo do couro cabeludo, produzida pela queima de neurônios dentro do cérebro."
Em aplicações médicas a EEG é usada para detectar doenças como a epilepsia, gravando e observando a atividade elétrica do cérebro que viaja ao longo do couro cabeludo.

Nesse projeto em específico, estamos lidando com um bando de ADC’s (Analog to Digital Converter - Conversor Analógico-Digital em português – que consiste num circuito eletrônico capaz de converter uma grandeza analógica (normalmente tensão ou corrente elétrica) em uma grandeza digital (normalmente expressa utilizando binário) conectados a eletrodos afixados ao couro cabeludo que são capazes de detectar sinais elétricos por minuto e processá-los.
O fone de ouvido EEG (Emotiv EPOC Headset) utilizado neste projeto não é um dispositivo médico, nem é adequado para tais diagnósticos médicos.

O projeto consiste em conseguir fazer com que uma televisão seja ligada a partir da leitura e conversão digital do fluxo elétrico da atividade cerebral do usuário através do seu escalpo, enviando essas informações por um dispositivo wireless ligado a um computador que realiza a interpretação dos sinais emitidos através de um software que acompanha o Headset. Há também uma integração do sistema com o Arduino através de LEDs que lhe auxiliam sobre a interpretação do sistema, acendendo enquanto você está se concentrando, lhe dando um feedback da informação interpretada. O comando de ligar a TV é enviado através de infravermelho, como se fosse um controle remoto. No vídeo demonstrativo a seguir, o criador do projeto, Andrew, tenta se concentrar bastante para que consiga ligar a TV com o movimento de seu braço, que nos dá a sensação de estar “empurrando” algo imaginário. Existe uma barra gráfica na tela do laptop que corresponde a atividade cerebral de Andrew e quando esta atinge o seu máximo a televisão liga ou desliga.









Achei muito interessante o projeto por ser um conceito que pode ser aplicado para outros fins, como permitir maior acessibilidade aos que não detém o controle completo do seu corpo e ficam impossibilitados de realizar alguma tarefa doméstica e até mesmo para pessoas que perderam a visão. Pode ser aplicado para aparelhos de som, ventiladores, luz, etc.
Apesar de ser “novo” no mercado, além de exigir aprimoramento do software para se adequar as modificações de sistemas, com exemplo, é incompatível com o Windows 7 e não roda em outro sistema operacional sem ser Windows, cito como possível modificação as diversas aplicações cabíveis para este sistema citadas acima, sendo que esse sensor de ondas cerebrais no escalpo também é capaz de distinguir outros movimentos como piscada de olhos, sobrancelha franzida, mandíbula, etc, contribuindo para tornar mais simples a vida de quem precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário